Translate

quarta-feira, 1 de março de 2017

Costa da Caparica e Convento dos Capuchos

 Passeio feito em 01/05/2016
Chegar à Portugal(Berço dos meus avós, bisavós, enfim dos meus antepassados), foi muito emocionante para mim.
Conheci lugares maravilhosos e cheios de história que colocarei , tanto aqui nessa página, quanto no blog Andanças.
Jaime e Fernanda foram incansáveis em me mostrar além das Astúrias, o amado Portugal.(Obrigada, meus amores)

Costa de Caparica- é uma cidade portuguesa do concelho de Almada, sede de freguesia. Foi elevada à Cidade em 2004
A Costa de Caparica é conhecida pelas suas praias, que nos últimos anos têm vindo a desaparecer, principalmente junto à foz do rio Tejo. Desde há já alguns anos que se tem presenciado o desaparecimento das praias na Costa da Caparica, nomeadamente as praias junto à foz do rio Tejo, embora este fenômeno já se tenha espalhado às praias mais a sul. Várias medidas de proteção e reposição das praias foram tomadas ao longo dos anos como a criação de pontões e mais recentemente o paredão feito ao longo de várias praias do Norte da costa e a reposição de areia nas praias junto à foz do rio Tejo.
Algumas das praias que constituem a Costa da Caparica são: Nova Praia, Praia do Castelo, Praia da Sereia, Praia de São João, Praia do CDS, Praia da Fonte da Telha, entre outras.
Como ponto de interesse turístico, e sempre com bastante afluência, encontra-se o Convento dos Capuchos.O Convento dos Capuchos é um antigo convento de frades franciscanos da mais estrita observância da Província da Arrábida localizado na localidade de Caparica, em Almada, que foi mandado edificar por Lourenço Pires de Távora em 1558.
O monumento, como é apanágio da Ordem dos Franciscanos, é caracterizado pela sua simplicidade, embora se possa observar elegância nas suas linhas.
O declínio do convento coincide com a queda da Casa dos Távoras. A família Távora foi perseguida por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, e os seus membros foram cruel e impiedosamente executados em 13 de Janeiro de 1759, sob a acusação de terem conspirado para assassinar o rei D. José I de Portugal. Esses acontecimentos ficaram conhecidos sob o nome de Processo dos Távoras.
Em 1834, foi publicada uma lei que extinguiu as ordens religiosas e o Convento dos Capuchos passou por transmissões sucessivas, até ser adquirido pela Câmara Municipal de Almada em 1950.



















 Interior da igreja do convento
 Pátio do convento

 Vista  do jardim do convento

Parada para o almoço
A primavera dando as boas- vinda
 

Até a próxima parada !

Sonia Afonso Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário