Translate

sábado, 20 de maio de 2017

Alfama e o Largo das Portas do Sol

Mirante do Largo das Portas do Sol
Alfama é o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. Atualmente, abrange uma parte da freguesia de Santa Maria Maior e outra da freguesia de São Vicente. O seu nome deriva do árabe al-hamma (الحمّة), que significa banhos ou fontes.
As vistas mais espetaculares sobre Alfama têm-se do passeio público formado pelos miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia. Por cima e envolvendo Alfama ficam a colina do Castelo de São Jorge, fortaleza e palácio real até ao século XVI, e a colina de São Vicente. Para além do Castelo, os principais monumentos da zona são a Sé, a Igreja de Santo Estêvão e a Igreja de São Vicente de Fora.
Alfama é um bairro muito peculiar em se assemelhar a uma antiga aldeia não só em aspecto como por ter uma comunidade relativamente pequena e próxima. O bairro é frequentado diariamente por turistas portugueses e estrangeiros, sendo considerado como o mais seguro de toda a cidade de Lisboa. É conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado, assim como pelos festejos dos Santos Populares, em especial na noite de Santo Antônio, de 12 para 13 de Junho.
O Largo das Portas do Sol é um arruamento da cidade de Lisboa, que pertence à freguesia de Santa Maria Maior, no bairro histórico de Alfama. Deriva o seu nome da antiga Porta do Sol, integrada na cerca moura de Lisboa, que existia neste local, arruinada no terremoto de 1755.
Do Miradouro das Portas do Sol, entre vários pontos de interesse, podemos observar a Igreja de São Vicente de Fora e todo o Bairro típico de Alfama que se estende por diversas ruas estreitas e sinuosas até ao Rio Tejo.
O Miradouro das Portas do Sol é um espaço tipo varanda. A vista magnífica da cidade de Lisboa, na sua zona oriental combina na perfeição com a vista sobre o Rio Tejo.
Quer saber mais sobre Alfama?

Imagens do Mirante do largo das Portas do Sol







Catedral de Santa Maria Maior
Á noite voltamos para ouvir fado no Luso





Lugar para ouvir fado é o que não falta



 Sonia Afonso Costa
História - Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário