Translate

domingo, 11 de dezembro de 2016

Iglesia de Nuestra Señora De La Esclavitud ,Padrón, A Coruña, Galícia, Espanha

28/03/2016
Fiquei fascinada em deparar  com essa relíquia no meio da estrada, indo do Porto de volta à Avilés.
Padrón é um Município da Província de A Corunha, Galícia
Segundo a tradição, dois eventos determinaram a construção do santuário. O primeiro deu-se em 1582, quando Juan Pérez Mondragón, reitor da paróquia de Cruces esteve a ponto de morrer esmagado por uma árvore. Ao salvar-se, como sinal de agradecimento a Nossa Senhora, mandou esculpir uma imagem da Virgem com o Menino, que foi colocada sobre uma fonte que havia no lugar, conhecida desde então como Fonte Santa. 
O segundo evento teve lugar em 1732, quando um salnesão que padecia de hidropisia se dirigia com a sua mulher e filha para o hospital de Santiago de Compostela. Ao passar pela Fonte Santa, bebeu a sua água e pediu ajuda à Virgem, curando-se ao fim de três dias da sua doença. Segundo a lenda ele agradeceu alto à Virgem por tê-lo curado da "escravidão" do seu mal, o que deu origem ao nome do santuário. Em sinal de gratidão, o homem doou o carro e os bois. Ao espalhar-se a notícia, a fonte começou a atrair devotos em busca de cura, o que trouxe consigo o aumento das doações.
Com essas doações foi construída uma capela onde se colocou a imagem, chamada já Nossa Senhora da Escravidão e com o passar do tempo ampliou-se o edifício até se chegar à atual igreja. O documento notarial da pintura do retábulo-mor data a finalização das obras em 1743. Em 1885, graças ao financiamento de um galego que enriquecera na América, foi construída uma segunda torre simétrica à que já tinha a igreja em 1743, ficando esta com o aspecto que tem hoje.Para saber mais dessa igreja



A gruta com a fonte, que deu origem à igreja fica no vão embaixo da escadaria
Jaime e Fernanda beberam a água da fonte


E eu também,claro! 
 
Placa da fonte
 
A sensação que tive foi a de estar entrando em alguma máquina do tempo, aliás, nessa viagem toda, não foi outra a impressão. Fico sempre assim extasiada, verificando detalhes e me imaginando parte do cenário. 
 
Pia batismal 
 
Nave central com o altar-mór e a imagem original de N.Senhora
Reparem nas paredes de pedras,magníficas!
O altar-mór mais de perto
 
Espessura da parede e a porta muuuito antiga
 
Jaime testando a pequena chave 
 
 
A porta estreita...Conseguimos passar por ela...

 
Depois da visita ao passado, almoçamos muito bem nesse restaurante 
 
De volta à estrada...
Afinal, Avilés ainda estava muito longe e chegaríamos lá em noite alta.
Até lá!
 Ainda tenho muita história para contar...Aguardem!
Sonia Afonso Costa


Salnesão- Originário de Salnés
O Salnés é uma comarca da Galiza, na província de Pontevedra, e forma parte das denominadas Rías Baixas.
Hidropisia (do latim hydropisis, por sua vez do grego ὕδρωψ, de ὕδωρ [água]) é a acumulação anormal de fluido nas cavidades naturais do corpo ou no tecido celular. O termo pode ser usado como sinônimo de edema
Retábulo (do espanhol retablo) é uma estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo.
  



Um comentário:

  1. fomos agraciados por Deus que nos permitiu durante esses dois anos morando nas Astúrias conhecer vários lugares de Espanha com suas histórias, relíquias e monumentos que fazem parte da humanidade.

    ResponderExcluir