Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Avilés I - Principado das Astúrias

01,02,03,18,22,24/04/2016
Farei a postagens sobre Avilés em duas partes para não ficar cansativa.
Avilés, cidade portuária de 80.000 habitantes banhada pelo Mar Cantábrico,é uma das três mais importantes das Astúrias. Eu adorava acordar  com o som das gaivotas que vivem por ali dando sonoridade ao dia.
 A cidade é pequena, então é fácil visitar seu Centro Histórico a pé  e se tiver vontade de tomar um café ou cidra, não há problema, a cada dois passos você encontra uma cidreria ou uma cafeteria ao seu dispor.
Em Avilés foi construído o Centro Niemayer, com as linhas arrojadas desse famoso arquiteto brasileiro que o desenhou.
A cidade para das 13:00 até às 16:30. Sem chances de comprar , visitar museus ou algum monumento nesse horário, eles levam a sério sua sagrada sesta.
Igreja dos Padres Franciscanos, do Século XII. 
 

 
Vista panorâmica da igreja do período românico, que ao longo dos séculos sofreu várias influências arquitetônicas. Igrejas de pedras
   
O interior da Igreja dos Franciscanos. 
 
Igreja românica de Santo Tomás de Canterbury (Século XII e XIII) ou simplesmente Igreja do Sabugo,assim conhecida popularmente por ter sido construída no antigo povoado de pescadores chamado Sabugo, atual Praça do Carbayo de Avilés,  que ficava fora dos muros medievais que protegiam a cidade. 
 
 
Palácio do Camposagrado do Século XVII, onde hoje funciona a Escola Superior de Arte 
Uma história de bullyng do Século XVII, feito pelos próprios pais.Fiquei impressionada com a história que encontrei sobre essa moça . Por que seria chamada de monstra?
Quando tinha apenas seis anos, seus pais não gostaram do aspecto que a menina tomava e resolveram doá-la ao Rei Carlos II da Áustria que possuía em sua corte, vários seres diferentes, como anões, tarados e certamente ficaria com ela para entreter os convidados nas festas.
O rei ficou impressionado e mandou seu pintor fazer retratos dela, tanto nua como vestida.
Essa escultura foi feita por Amado Gonzáles Hevia "Favilla", baseada em um dos quadros de Juan Carreño Miranda.
Abaixo, coloco a descrição do cronista da época, Juan Cabezas, a respeito dela.
La cabeza, rostro, cuello y demás facciones suyas son del tamaño de dos cabezas de hombre, su vientre es tan descomunal como el de la mayor mujer del mundo a punto de parir. Los muslos son en tan gran manera gruesos y poblados de carnes que se confunden y hacen imperceptible a la vista su naturaleza vergonzosa. Las piernas son poco menos que el muslo de un hombre, tan llenas de roscas ellas y los muslos caen unos sobre otros, con pasmosa monstruosidad y aunque los pies son a proporción del edificio de carne que sustentan, pues son casi como los de un hombre, sin embargo se mueve y anda con trabajo, por lo desmesurado de la grandeza de su cuerpo”.

Teatro Palácio Valdez do início do Século XX 
Praça de Espanha, ponto de encontro da população de Avilés, com o Edifício do Ayuntamento, construído no Século XVII
Essa praça se interliga às várias ruas do Centro Histórico de Avilés

 
As ruas antigas possuíam prédios com passagem em arcos para proteger os vendedores das chuvas, que são constantes por lá. 
 
  Caños de San Francisco, construído no Século XVI, para abastecer de forma mais higiênica a cidade de Avilés.
Lateral da Igreja de São Francisco, conhecida também como Igreja de San Nicolás de Bari, começou a ser construída no Século XIV para ser um convento franciscano. Fica no Centro Histórico próximo à Praça de Espanha


Palácio de Llano Ponte, antes chamado García Pumarino, que foi seu primeiro habitante


Parque de Ferrera, simplesmente o "quintalzinho" de 81.000 m²do Marques de Ferrera e seus descendentes desde o Século XV  até 1976, quando foi entregue como parque público. Como fiquei mais de um mês em Avilés, pude desfrutar desse lugar tranquilo.Por isso vamos aparecer com roupas diferentes nas fotos.
 
 
Aqui dá para ver os fundos( parede branca ) do Palácio de Ferrera,que hoje em dia é um hotel cinco estrelas que reformou todo o palácio de pedra mantendo sua fachada.A construção de pedra que vemos é um dos lados da Igreja de São Francisco.
Aqui nesses jardins passeou a nobreza espanhola.
 
Eita mundo maravilhoso!(incluindo meu Brasil lindo)

 
A grama é lotada de pequenas margaridas 
 
 
Fernanda achou seu trono 
Amo a natureza e adoro estar em lugares assim.
Avilés continua na segunda parte...vamos lá?
Fotos e texto - Sonia A.Costa 

Para quem quiser conhecer mais de Avilés


 
   


 
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário