Translate

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cidade do Porto e Vila Nova de Gaia

26,27,28/03/2016

  Rio Douro separando Porto(à direita) de Gaia (à esquerda)
Tirei a foto sobre a Ponte D.Luiz I (construída entre 1881 e 1888)
Chegamos ao Porto à noite,com chuva e frio , André e Inês foram para Lisboa e nós ficamos em um hotel (Ibis Budget,que é bem econômico,Saiba mais .
No dia seguinte,depois de acomodados e mais descansados, saímos para conhecer melhor as  duas cidades.
Porto

Cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e  arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO,pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia, pela sua principal equipa de futebol, o Futebol Clube do Porto, pela sua principal universidade pública: a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa, bem como pela qualidade dos seus centros hospitalares.Clique aqui para conhecer mais sobre o Porto

Vila Nova de Gaia

  
  Município e cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto(conhecido, frequentemente, pela forma sincopada de Gaia).
 A cidade está localizada na margem sul da foz do rio Douro. As caves do famoso vinho do Porto ficam localizadas neste concelho. Formada, originalmente, a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade, no dia 28 de Junho de 1984.Gaia tem e sempre teve uma ligação muito forte à cidade vizinha do Porto, não apenas pela partilha do patrimônio comum do Vinho do Porto, mas também pelo fato de, no passado, as famílias burguesas e nobres do Porto terem, em Vila Nova de Gaia, quintas e casas de férias. Nas últimas décadas, devido ao crescimento econômico e à melhoria das comunicações com a margem norte do rio Douro, Vila Nova de Gaia, progressivamente, acolheu população que trabalha, diariamente, no Porto (sobretudo, devido à construção do Metrô do Porto, que estimulou e tornou ainda mais funcional esses movimentos entre Gaia e o Porto) 

  
Minha cunhada, irmã espiritual
Ao amanhecer fomos passeando em direção à ponte que liga a Cidade de Vila Nova de Gaia ao Porto.Não poderia deixar de tirar uma foto junto ao tonel do vinho famoso de Portugal
  Uma feira de artesãos à beira do Rio Douro.Nesta as belíssimas Cerâmicas pintadas à mão. Eu e Nanda, ficamos doidas
  Apreciando o Porto na outra margem do rio. Esse é o Barco Rabelo, típica embarcação para o transporte das pipas de Vinho do Porto 
 A Ponte D.Luiz I, onde iríamos atravessar para o Porto.
Fomos andando no primeiro andar. Na parte de cima passa o Metrô, mas andamos por lá também. 
  Como o hotel ficava em Gaia,atravessamos para o Porto pela Ponte D.Luiz I. À esquerda se vê os pilares da Ponte D.Maria I, construída em 1841 e desmontada em 1887, depois da construção da Ponte D.Luiz I

Jaime e Fernanda, meus amores de Lisboa
 Casario de azulejos e gradis que me encantam


Praça Infante D. Henrique, tendo ao fundo o Mercado Ferreira Borges
 Em outro ângulo da praça vemos na esquina a Igreja de S. Francisco e a seu lado o Palácio da Bolsa, construído em 1842
Igreja de São Francisco de Assis
início da construção em 1245 , sendo a conclusão em 1425
Os padres franciscanos chegaram a Portugal em 1216

Esses retângulos são túmulos.Era costume as pessoas importantes serem enterradas nas igrejas.
Muralhas Fernandinas no Porto
Era um cinturão medieval que protegia a cidade

O traçado da primeira muralha, feita sobre os muros romanos(Cerca Velha) e a Muralha Fernandina 
 que  foi terminada em 1370 no reinado de D.Fernando
A gaivota nem se incomodou de pousar na cabeça de Arnaldo Gama, famoso escritor português do século XIX (meu irmão registrou o fato)
Ladeiras e mais ladeiras...
Catedral do Porto - Igreja N.S.da Assunção. Início da construção Século XVII e outros acréscimos como o claustro(SéculoXVI) e a Capela-Mor (Século XVII).
Quando chegamos lá já era tarde e havia fechado(snif!)
Pelo menos tirei fotos externas...


                                  Aproveitei e cliquei a vista lá de cima.
          Roupas na fachada, uma característica de Portugal
Voltando para Gaia sobre a Ponte D.Luiz I por onde passa o Metrô. A continuação da muralha à esquerda .(muito frio e mãos congelando por causa do vento nessa altura )

Queríamos fazer pose, mas o vento aumentava o frio e tudo que ´podíamos fazer era sair dali e tomar um bom copo de vinho.
A vista das duas cidades(Porto e Gaia) sobre a ponte é soberba
Chegamos à Vila Nova de Gaia, de volta ao hotel
Pela manhã voltaremos para Avilés.
Novas aventuras nos aguardam nas Astúrias.
Até lá!

Fotos: Arquivo pessoal
Texto-Sonia Afonso Costa
Esquema da muralha - A foto
Bandeira Porto -A Foto
Bandeira Gaia- A Foto






terça-feira, 29 de novembro de 2016

De Avilés ao Porto

De 26 à 28/03/2016
Partimos de Avilés para deixar André e Inês no Porto, onde pegaram o Expresso para Lisboa. Rodamos 500km, parando vez ou outra para descansar e também apreciar alguns lugares


1ª Parada – Monumento Natural Praia das Catedrais, na costa do Mar Cantábrico, em Lugo, no Município de Ribadeo, na Galicia, onde o tempo e o mar esculpiram maravilhas nas rochas. A impressão é de estarmos diante de imensas torres de catedrais.Não há como passar indiferente à majestade que a natureza nos oferece.
"A peculiaridade da praia são os arcos e grutas, as quais só é possível apreciar a pé durante a maré baixa, pois durante a maré alta as grutas e parte dos arcos estão submersos e o tamanho da praia encolhe drasticamente de 1 328 metros de comprimento e 100 metros de largura para pouco mais de 300 metros de comprimento um par de dezenas de metros de largura, apesar de continuar a ser possível tomar banho. Durante a maré baixa, a praia tem um extenso areal delimitado por uma paredes rochosas de ardósia e xisto com mais de vinte metros de altura. Os grandes arcos existentes na extremidade oriental com cerca de trinta metros de altura fazem lembrar arcobotantes de catedrais. Além dos arcos, há igualmente diversas grutas, que vão desde simples fendas até cavernas de várias dezenas de metros quadrados. Todas estas formações geológicas resultam da erosão do vento e da água salgada."
Obs: Como estávamos com pressa por causa do horário do Expresso, não conseguimos descer para a areia e apreciar dentro das grutas, por isso coloquei algumas imagens de outras fontes (indicadas na foto), para termos uma ideia melhor do lugar
Só fotografamos do alto do penhasco em direção à areia.

                                 Um lindo arco-íris para nos receber
       


Origem foto

 
Origem foto

Origem foto


  Não tivemos tempo para descer e fotografar as grutas na areia  
Seguimos viagem...



 

Na estrada para o Porto...
Aguardo vocês lá!
Texto e fotos
Sonia Afonso Costa 


 
 
 





domingo, 20 de novembro de 2016

Faro de Cabo Peñas

 25/03/2016
O farol do Cabo de Peñas é o de maior alcance do litoral asturiano e foi instalado em 1852. O Cabo está localizado entre Avilés e Gijón no Município de Gozzon. Área protegida,habitat  de muitas espécies de aves  marinhas migratórias,relva de variados tipos, e muitas formações geológicas. É tão íngreme e fino que parece a proa de um navio gigante aguardando os passageiros para um passeio deslumbrante no Mar Cantábrico. Eu que adoro deixar minha mente vagar, aceitei o convite e subi a bordo desse sonho sem a menor cerimônia.
Admirada com tanta beleza agradeci a Deus por isso, lembrei então de um hino evangélico maravilhoso chamado "Um Hino ao Senhor", onde o autor diz que tudo nesse Universo reverencia o nome do Criador, exceto nós seres humanos tão atribulados, que sequer "perdemos tempo" para olhar o céu ou simplesmente os brilhantes de água  na relva depois das chuvas.



          A natureza é singular,faz nascer flores nas mais ásperas rochas

 A vista maravilhosa
 
O farol de 1852
 Na volta paramos em uma antiga mina(minério de ferro)
Um medo grande de escorregar e fazer tobogã

 Frio e chuva quase todo o tempo,carioca não está acostumado com isso,rs


Agora que achei esse barco, ficarei aqui esperando vocês para a próxima aventura...Até lá!


Fotos e texto - Sonia Afonso Costa