Translate

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Santiago de Compostela (Viajando de Lisboa para Astúrias)

21/03/2016
Ao amanhecer em Lisboa, dia 21 de março, pegamos o destino de Santiago de Compostela, Galícia, Espanha, roteiro de milhares de pessoas que normalmente percorrem muitos quilômetros,principalmente a pé com auxílio de um bastão, em diferentes caminhos existentes na Europa. Por todo o trajeto entre Lisboa e Santiago, cruzamos com muitos deles e de idades as mais variadas. Fiquei espantada com a determinação desses peregrinos, sob chuva ou neve,frio e vento. Essas peregrinações tem como objetivo a visita ao túmulo do Apóstolo Santiago Maior que fica dentro da Catedral de Santiago que começou a ser erguida a mando do Rei Afonso II, no século IX.
Sinceramente não consigo me imaginar fazendo isso (será pouca fé? )
Um lugar mágico, devo reconhecer, porque concentra a energia de muitos que por ali passam e passaram, dos que viveram e vivem no local, suas alegrias e tristezas, suas conquistas e derrotas.

"...A fundação da cidade está ligada à alegada descoberta dos restos mortais do apóstolo Santiago Zebedeu, ocorrida em 812 ou 813 ou ainda, segundo outras versões ou estimativas, entre 820 e 835 ou entre 818 e 842, que deu uma importância religiosa crescente ao local. A cidade desenvolveu-se graças à popularidade crescente como destino de peregrinação e a partir do século XV, também à criação da universidade, fundada em 1495, sendo a principal e mais antiga universidade da Galiza, a sétima mais antiga da Península Ibérica e uma das universidades mais antigas do mundo. Na atualidade a cidade deve também parte da sua importância ao estatuto de capital da Galiza(Galícia) ..."
Para quem tiver maior interesse em saber sobre essa preciosidade da história https://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_de_Compostela
Quer fazer uma visita virtual à Catedral de Santiago?
http://www.turismo.gal/fotos/IMAGENES/FLASH/ARQUITECTURARELIGIOSANP/vr_catedral/index.html   

Fronteira entre Portugal e Espanha

A Catedral de Santiago(em obras de restauro)
 Uma das entradas

nave central com o altar principal
Túmulo de Santiago Maior
 Muita riqueza no interior
Gosto de admirar a arte e sua história no tempo
Saímos da igreja em direção as ruas com lojas de lembranças

 Praça da Quintana

 
Depois, um cafezinho para esquentar

A foto noturna
E nossa carruagem para seguirmos viagem até Lisboa.
Ainda temos que rodar muito
Fotos e texto - Sonia Afonso Costa










Um comentário:

  1. Santiago é mágico! e os peregrinos são um capítulo à parte! Santa disposição!

    ResponderExcluir