Translate

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Registros de uma viagem - Astúrias e Portugal

20/03/2016

Assim é a vida, cheia de curvas, subidas e descidas, sabe pra que? Para não nos habituarmos a uma só paisagem, a um só ritmo ou a um só passo; necessário aprendermos a viver em constante aprimoramento, a termos coragem para efetuar mudanças de rumo.
Agora aos 65 anos tive momentos de grande emoção ao viajar pela primeira vez para conhecer a terra de meus antepassados e visitar meus queridos que residem em Lisboa
Pude com essa viagem fazer uma homenagem aos meus avós, em especial ao meu avô materno que ao longo da minha infância, recheava minha vida com histórias e saudades das serras portuguesas, para onde ele jamais pôde voltar em sua vida.
Queridos avós sei que hoje viajam na imensidão desse Universo, ou quem sabe estão novamente entre nós, sentindo toda a emoção que passa por mim, nesse momento de doces lembranças infantis.
Foram dois meses de aventuras por lugares históricos da Região das Astúrias e Portugal.
Digo sinceramente que a primeira barreira ao convite do meu irmão foi o medo de ficar tantas horas dentro de um avião e ainda ter que fazer conexão de Madri para Lisboa pois o valor da passagem Rio-Lisboa pela TAP era bem mais alto.Minha cabeça dava voltas, muitas noites insones só pensando em ficar fechada numa cápsula voadora, esse era o pior dos pesadelos.
Passados meses e ainda nessa indecisão, eis que a passagem é comprada e me vi então entre ir e ir.
Enfim chegou o grande dia,filhos e netos foram me levar no aeroporto, claro que dei o famoso adeusinho ao entrar para o chek-in .
Resumindo, a viagem foi excelente, cheguei a dormir um pouco e pela manhã desembarquei em Madri com o meu papelzinho da pesquisa que fiz sobre o aeroporto Barrajas e como sair do terminal internacional para o doméstico sem me perder, e onde  finalmente embarcaria para Lisboa.
13 horas depois de sair do Rio chego em Lisboa e corro pro abraço dos queridos
Após o almoço, mesmo com o cansaço da viagem e a questão do fuso horário, pegamos o metrô e fomos conhecer um pouquinho da cidade.
Embarque comigo nessa aventura...Esse foi apenas o primeiro dos sessenta dias em terras luso-espanholas,
O comboio já está partindo...
 Ainda achando que fosse sentir calor

Embora cansada do longo voo, ainda fui conhecer um pouco de Lisboa
Parque Eduardo VII
Eu e minha querida cunhada Fernanda
Eu e meu irmão querido


Depois desse aperitivo, tive mais 60 dias para saborear Portugal e Astúrias

Uma homenagem aos queridos avós imigrantes portugueses e espanhóis
Avós paternos
Augusto Costa - 1871-1959                                          
Maria Augusta Martins Correia – 1876-1963

Avós maternos
Albino Affonso–1893-1982                                         
Albertina Vidal Affonso–1898-1989
(brasileira, filha de portuguesa e espanhol)


Texto e fotos - Sonia Afonso Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário