Translate

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cidade do Porto e Vila Nova de Gaia

26,27,28/03/2016

Rio Douro separando Porto(à direita) de Gaia (à esquerda)
Tirei a foto sobre a Ponte D.Luiz I (construída entre 1881 e 1888)
Chegamos ao Porto à noite,com chuva e frio , André e Inês foram para Lisboa e nós ficamos em um hotel (Ibis Budget,que é bem econômico,Saiba mais .
No dia seguinte,depois de acomodados e mais descansados, saímos para conhecer melhor as  duas cidades.
Porto

Cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e  arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO,pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia, pela sua principal equipa de futebol, o Futebol Clube do Porto, pela sua principal universidade pública: a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa, bem como pela qualidade dos seus centros hospitalares.Clique aqui para conhecer mais sobre o Porto

Vila Nova de Gaia

Município e cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto(conhecido, frequentemente, pela forma sincopada de Gaia).
 A cidade está localizada na margem sul da foz do rio Douro. As caves do famoso vinho do Porto ficam localizadas neste concelho. Formada, originalmente, a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade, no dia 28 de Junho de 1984.Gaia tem e sempre teve uma ligação muito forte à cidade vizinha do Porto, não apenas pela partilha do patrimônio comum do Vinho do Porto, mas também pelo fato de, no passado, as famílias burguesas e nobres do Porto terem, em Vila Nova de Gaia, quintas e casas de férias. Nas últimas décadas, devido ao crescimento econômico e à melhoria das comunicações com a margem norte do rio Douro, Vila Nova de Gaia, progressivamente, acolheu população que trabalha, diariamente, no Porto (sobretudo, devido à construção do Metrô do Porto, que estimulou e tornou ainda mais funcional esses movimentos entre Gaia e o Porto)

Minha cunhada, irmã espiritual
Ao amanhecer fomos passeando em direção à ponte que liga a Cidade de Vila Nova de Gaia ao Porto.Não poderia deixar de tirar uma foto junto ao tonel do vinho famoso de Portugal
  Uma feira de artesãos à beira do Rio Douro.Nesta as belíssimas Cerâmicas pintadas à mão. Eu e Nanda, ficamos doidas
  Apreciando o Porto na outra margem do rio. Esse é o Barco Rabelo, típica embarcação para o transporte das pipas de Vinho do Porto
 A Ponte D.Luiz I, onde iríamos atravessar para o Porto.
Fomos andando no primeiro andar. Na parte de cima passa o Metrô, mas andamos por lá também.
  Como o hotel ficava em Gaia,atravessamos para o Porto pela Ponte D.Luiz I. À esquerda se vê os pilares da Ponte D.Maria I, construída em 1841 e desmontada em 1887, depois da construção da Ponte D.Luiz I

Jaime e Fernanda, meus amores de Lisboa
 Casario de azulejos e gradis que me encantam

Praça Infante D. Henrique, tendo ao fundo o Mercado Ferreira Borges
 Em outro ângulo da praça vemos na esquina a Igreja de S. Francisco e a seu lado o Palácio da Bolsa, construído em 1842
Igreja de São Francisco de Assis
início da construção em 1245 , sendo a conclusão em 1425
Os padres franciscanos chegaram a Portugal em 1216

Esses retângulos são túmulos.Era costume as pessoas importantes serem enterradas nas igrejas.
Muralhas Fernandinas no Porto
Era um cinturão medieval que protegia a cidade

O traçado da primeira muralha, feita sobre os muros romanos(Cerca Velha) e a Muralha Fernandina
 que  foi terminada em 1370 no reinado de D.Fernando
A gaivota nem se incomodou de pousar na cabeça de Arnaldo Gama, famoso escritor português do século XIX (meu irmão registrou o fato)
Ladeiras e mais ladeiras...
Catedral do Porto - Igreja N.S.da Assunção. Início da construção Século XVII e outros acréscimos como o claustro(SéculoXVI) e a Capela-Mor (Século XVII).
Quando chegamos lá já era tarde e havia fechado(snif!)
Pelo menos tirei fotos externas...

Aproveitei e cliquei a vista lá de cima.
          Roupas na fachada, uma característica de Portugal
Voltando para Gaia sobre a Ponte D.Luiz I por onde passa o Metrô. A continuação da muralha à esquerda .(muito frio e mãos congelando por causa do vento nessa altura )

Queríamos fazer pose, mas o vento aumentava o frio e tudo que ´podíamos fazer era sair dali e tomar um bom copo de vinho.
A vista das duas cidades(Porto e Gaia) sobre a ponte é soberba
Chegamos à Vila Nova de Gaia, de volta ao hotel
Pela manhã voltaremos para Avilés.
Novas aventuras nos aguardam nas Astúrias.