Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Gijón - Principado das Astúrias

 23-03-2016   

Gijón (em asturiano: Xixón), é um município da província e principado das Astúrias, na Espanha.Continuando nossa aventura pelas Astúrias, chegamos à Gijón, que banhada pelo Mar Cantábrico é das cidades do Principado Asturiano, a mais populosa e badalada entre os jovens. Conhecida como cidade dos museus(realmente são muitos), sítios arqueológicos de ruínas romanas, a Faculdade Laboral , enfim, precisaríamos de pelo menos três dias para conhecer todos porque gosto de ver com calma cada detalhe.
Chegamos sem indicação de onde podíamos comer, então fomos caminhando ao longo do porto e chegamos à porta de um restaurante simples com o cardápio preso na vitrine, a Fernanda logo viu a famosa Fabada Asturiana (tipo feijoada), sopa de mariscos e outros que também achou interessante. Aí veio a dúvida, entrar ou não? O lugar parecia vazio, será que era bom? Resolvemos arriscar, entramos (que bom!)

 Todo restaurante nas Astúrias serve no preço da refeição, dois pratos à escolha com sobremesa incluída, sinceramente, haja estômago para aguentar tanta comida!
Comi a famosa Fabada e fiquei fã.

             Restaurante Villa. Indecisão na hora de entrar...Valeu entrar!


Aconchegante,quentinho e melhor de tudo, comida deliciosa
Eu e meu irmãozinho
Conhecendo Gijón

Casa De Les Pieces, O Fuerte Viejo e Bateria de Santa Calalina. Comlexo de artilharia do século XVII, utilizado para combater piratas e corsários. Santa Catalina foi no passado remoto um assentamento romano.A vista privilegiada do mar, permitia uma defesa mais eficiente.
As surpresas são muitas, nesses recantos da Espanha. Ao passear pela ruas estreitas e com prédios muito antigos, eis que um rapaz surge cantando e eu, uau! Fiquei simplesmente encantada.
Seu nome? Marco De La Rosa
Meu músico encantador, Marco De La Rosa


Vem comigo, vamos descobrir Gijón
Fomos andando pela cidade em busca de museus que estivessem próximo e encontramos as ruas mais vazias porque era a hora do descanso, que em toda a região vai de 13:30 às 16:30.Não queira comprar nada, pois tudo fica fechado.O que fazer? Caminhar sem lenço e com documentos, curtindo o vazio da cidade.
Chegamos à beira do Mar Cantábrico e a pergunta foi, o que fazer agora? Esperar o museu abrir às 16:00 para podemos visitar.Enquanto isso, muito vento frio no rosto e nem um lugarzinho aberto para tomar um café quente.
Igreja de São Pedro
 
Praça ao lado da igreja e onde foram descobertas as Termas Romanas


Passeando mais chegamos ao centro do "Casco Histórico" e...

   
Encontramos esse restaurante que estava fechando para reabrir à noite, mas o dono, super gentil, nos acolheu para um café expresso,ufa!

  Eu adorava quando entrava nos lugares porque todos eram aquecidos( haja vento frio nas orelhas!...E eu resistente ao uso do gorro,rs) O restaurante fechou e ficamos lá com os funcionários almoçando.

Depois do café voltamos à praça onde fica o Museu Arqueológico - Termas Romanas

As termas foram construídas, quando ali existia uma cidade romana que deu origem a Gijón, era um dos portos romanos mais importantes na rota marítima do mar Cantábrico.Encontraram pela primeira vez as ruínas em 1903, mas somente em 1990, houve a recuperação das estruturas.



Sobre as ruínas romanas, os arqueólogos encontraram sepulcros da Idade Média



Nessa maquete você pode ver uma muralha da qual  ainda podemos visitar o que restou.
Podemos ver acima a pintura romana na parede da terma
Saímos do Museu e encontramos mais história no caminho, aqui era a entrada principal da muralha


O que mais se vê nas Astúrias são muros de pedra
Igreja Nossa Senhora dos Remédios, faz parte da Rota do Norte, do Caminho de Santiago, desde o século XV, quando tinha funções de hospital para os peregrinos.
Chegamos ao Museu Casa de Jovellanos ainda fechado,ai,ai
Finalmente conhecerei Jovellanos


Adoro museus, será que já sou uma das peças?(rsrs)
Bom, a jornada ao centro de Gijón terminou, mas você pode continuar comigo para irmos em outros tantos lugares maravilhosos das Astúrias.

 
Texto e imagens - Arquivo pessoal de Sonia Afonso Costa
Imagem da bandeira e escudo de armas - Wikipédia
Cantor Marco de Rosa, Gijón


Escudo e bandeira de Gijón


3 comentários:

  1. Olha, a Soninha ficou encantada com o 'cantante' ... viram a carinha dela? e foi um custo segurá-la: queria ir com o cantante e nos abandonar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gijon é muito bonito e agitado. O mar que se vè naquela foto 'Praça ao lado da igreja e onde foram descobertas as Termas Romanas'... durante o verão, a maré baixa bastante e fica uma boa faixa de areia, onde a garotada gosta de ir...e não só... Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir